Como montar uma cesta de comida para levar à praia

Preparar tudo em casa torna o consumo mais seguro e ajuda a economizar

O verão facilita seguir à risca o mantra dos novos tempos: priorizar locais abertos. E aí a praia se destaca — só cuidado com aglomerações!

“Durante o passeio, o ideal é evitar alimentos vendidos que ficam muito tempo expostos ao sol e ao calor. Isso aumenta o risco de bactérias proliferarem e termos intoxicações”, alerta a nutricionista Lara Natacci. Sendo assim, a nutricionista ensina a preparar uma cesta caseira para a família:

Frutas in natura

“As melhores opções são banana, maçã, melão, manga e uva”, indica Lara. Lave e seque em casa. Se quiser picá-las e misturá-las, coloque em potes de vidro e use bolsa térmica. Cuidado com as cítricas, como laranja e limão, que podem manchar a pele em contato com o sol.

Chips de vegetais

Em vez de comprar salgadinhos prontos, cheios de gorduras e sódio, que tal preparar uma versão equilibrada em casa? Use batata, mandioquinha, cenoura ou abobrinha. Tempere com azeite, ervas e um tiquinho de sal e leve ao forno. Depois, guarde em potes de vidro.

Sanduíche

Troque embutidos por frango desfiado ou atum. Evite molhos, porque estragam no calor. “Prepare o sanduíche no dia, embale em papel-alumínio e leve na bolsa térmica”, ensina Lara. Coma em até duas horas.

Direto da areia

Tem muita coisa que a gente deixa para comprar na praia. Anote os cuidados:

Água de coco

Segundo Lara, é uma ótima, porque hidrata e repõe minerais perdidos no suor. Avalie a higiene do local e do canudo.

Picolé

Priorize marcas conhecidas devido ao controle de qualidade. Os de fruta são os ideais.

Açaí

Vá de natural, com frutas, granola sem açúcar e pouco leite em pó. Evite leite condensado e xarope de açúcar.

Mate gelado

Como costuma ter açúcar, Lara aconselha moderação. Também dá pra fazer em casa e levar na garrafa térmica.

DICA: Evite refrigerantes e pegue leve na cerveja. Busque intercalar sucos naturais, água de coco e água mineral.

Fonte: Saúde Abril.